15Dezembro2017

A importância da relação Professor x Aluno

Pensando em educação e principalmente na forma em que aprendemos ou apreendemos algum conteúdo, resolvemos focar nossa discussão nesse mês sobre o relacionamento entre professor e aluno. Essa é uma relação que frequentemente lembramos, seja ela positiva ou não. Nosso foco será como se dá essa interrelação professor-aluno de forma produtiva. 

Muitas vezes buscamos nos nossos professores referências de comportamentos, valores e atitudes e quando esse vínculo torna-se positivo, levamos conosco como modelo de conduta. O professor não está apenas em sala de aula, nos ensinando apenas conteúdo escolar, ele nos ensina sobre a vida, como podemos lidar com os relacionamentos, nos ajudando a acreditar que podemos ser cuidados, pois muitas vezes essa relação está permeada pela paciência e benevolência. 

Especialmente nos primeiros anos escolares, sabemos o quanto é importante para cada criança perceber, sentir, no olhar do professor que ela é bem-vinda, que aprender é bom.  

J. L. Moreno aborda em sua teoria a importância do ‘campo relaxado’, que nada mais é do que um local aonde podemos nos expor sem medo. Sem receio seremos mais criativos e espontâneos. Se a escola for um campo relaxado, em que o aluno estiver à vontade para se colocar, seja em forma de palavras e/ou comportamentos, o aprendizado poderá ser mais proveitoso. 

O professor ajuda a criar esse campo a partir do seu jeito de lidar com os alunos, a forma de cobrar o conteúdo e principalmente como reconhece o desenvolvimento deles, comunicando-os.

Neste sentido, para nós pensar em educação é pensar num processo de aprendizagem que envolve professor-aluno como parceiros de uma caminhada que leva em conta a formação pessoal e profissional. 

Nossos agradecimentos aos professores que no dia-a-dia de suas atribuições buscam colaborar com uma educação que de fato seja inclusiva, que respeitam a diversidade de seus alunos e têm como princípio que o acesso a educação  é direito de todos.